Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Marketing - Rogério Baltieri
(19) 9 8160-5861

Blog

Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Marketing

Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Marketing

Embora pudesse parecer uma tecnologia limitada aos filmes de ficção científica, a realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) estão bem presente e têm mostrado um grande poder estratégico no mundo dos negócios.

Você sabe a diferença dos conceitos e como eles têm sido empregados no mundo dos negócios? Vamos explorar um pouco esse mundo virtual e mostrar como eles têm influenciado estratégias de Marketing digital e até off-line.

Realidade virtual (VR) x realidade aumentada (AR)

Primeiro vamos diferenciar os conceitos de AR e VR com exemplos que vão ajudar você a se situar no meio de tantos avanços.

Realidade Virtual

Aqui, temos a “criação” de uma nova realidade. Você “sai” do mundo real para “entrar” em uma realidade simulada virtualmente, ou seja, um ambiente digital. Essa tecnologia geralmente é uma interface avançada de interação entre o usuário e um sistema computacional.
Complicado? Vamos aos exemplos e tudo fará sentido:

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Lembra-se da icônica cena do filme Matrix em que Neo (Keanu Reeves) é conectado à matrix? Isso é um exemplo de realidade virtual. Ele estava fisicamente no mundo real, porém, após a conexão, enxergava uma realidade simulada virtualmente.

Muitas aplicações têm surgido à medida que se ampliam as ideias de utilização da tecnologia. O mercado dos jogos, por exemplo, tem investido pesado, mas não é só em momentos lúdicos que teremos um grande investimento em realidade virtual, até construtoras têm apostado em VR!

Realidade Aumentada

Vamos pensar da seguinte forma: na realidade aumentada, temos uma expansão da realidade. Diferente da realidade virtual você não é levado para um ambiente digital, o que acontece é uma integração entre elementos reais e virtuais.

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

 

Lembra das clássicas cenas da franquia Homem de Ferro (Iron Man), em que Tony Stark (Robert Downey Jr) manipula hologramas que se adaptam a superfícies? Ou quando imagens do computador dele são enviadas para a vidraçaria da casa? Isso é a tecnologia se integrando à realidade, meio que “aumentando a realidade” – daí o sentido da denominação.

Mas não precisamos ir tão longe, nem ser gênio, bilionário, playboy, filantropo. Nos nossos próprios smartphones podemos experienciar a tecnologia AR por meio de vários aplicativos.

Realidade Virtual no mundo do Marketing

Um planejamento de marketing bem elaborado faz jus ao jargão “o marketing é a alma do negócio” e por isso vale usar de todas as ferramentas disponíveis. Assim é o caso de tecnologias de ponta que podem melhorar a experiência do usuário, como a realidade virtual que vem sendo utilizada por vários nichos do mercado, veja só alguns exemplos:

– Volvo Reality

Um teste drive sem sair da concessionária pode parecer frustrante, mas e se for sem sair do conforto de casa e ainda podendo explorar o mundo? Essa foi a ideia da Volvo, que criou um aplicativo para que os clientes possam fazer um “teste drive” do SUV CX90 nas estradas de Vancouver, no Canadá, sem sair de casa.

Fonte: Volvo Car USA

– McDonalds  Cardboard

A gigante do fastfood, McDonalds, distribuiu cardboards aos clientes que transformavam as caixas do McLanche Feliz em óculos de realidade virtual.

Veja como uma simples solução pode trazer uma experiência divertida aos fãs que apenas precisavam dispor de uma caixinha e um smarthphone:

Fonte: McDonald’s Sverige

Realidade Aumentada, Resultados Maiores

Outra tecnologia com peso estratégico cada vez maior é a realidade aumentada. Um dos principais motivos da sua grande difusão no mercado é a “simplicidade” da tecnologia, afinal basta de um smartphone ou tablet. Veja alguns segmentos do mercado que já aderiram à tecnologia:

– TokStok

Viu um móvel no site da loja, mas não sabe se vai combinar com o resto do cômodo? Pensando em resolver isso, a Tok&Stok criou um aplicativo em que a pessoa pode ver através da câmera do celular e simular como ficaria o móvel em sua casa tornando a compra online mais confiante.

– Arquitetura

Seja para a realidade aumentada ou realidade virtual, as possibilidades são inúmeras; quase tão extensas quanto sua imaginação pode supor. Já pensou em bolar planos de ação para a sua empresa que conciliem essas tecnologias às vendas?

Compartilhe esse artigo

ROGÉRIO BALTIERI

Rogério Baltieri Publicitário, especialista em Marketing e CEO de gráfica digital. É hoje a somatória de todas as experiências vividas nos bastidores de sua profissão – do relacionamento com clientes a troca de ideias e percepções com especialistas de diversas áreas. Podemos transformar qualquer ideia – pequena ou grande – em logo, marca, livro, vídeo na web, negócio! E se precisar, até piada podemos criar. Se você gosta de falar sobre ideias, negócios, marketing e afins, o #Midiando é o lugar certo para você.

Endereço

Rua Capitão Mor Goes Aranha, 229 – Nova América – Piracicaba - SP

Telefone

(19) 981605861

Email

contato@rogeriobaltieri.com.br