Afinal, quem estabelece o que é conteúdo - Rogério Baltieri
(19) 9 8160-5861

Blog

Afinal, quem estabelece o que é conteúdo

Afinal, quem estabelece o que é conteúdo

Mas o que é conteúdo?

Informação! A palavra conteúdo está em tudo que falamos, “aquele conteúdo é legal”, “o conteúdo daquela aula é de meu interesse”, “este filme tem conteúdo impróprio”, “não quero que meu filho veja conteúdo adulto”, entre outros assuntos. O conteúdo não está apenas no escrito, mas sim em todo o lugar, ele está em ramos da arte e expressão, uma imagem, um filme, uma simbologia tem conteúdo.

Pra quem se destina o conteúdo?

Para todos. Cada pessoa tem seu incentivo para procurar o que o que deseja, e tudo que se encontra é conteúdo, e vale de suas pré-disposições segmentar o que interessa ou não.

Quem faz o conteúdo?

Eu, você, ele… todos nós produzimos conteúdo, numa opinião, pintura, vídeo, em até mesmo um comentário. Acertemos em afirmar que tudo é conteúdo, a não ser que apenas o consuma e não esteja inserido neste meio não produz algo.

Conteúdos mais vistos e procurados em 2016 segundo o Google:

No Brasil

  • Pokémon GO
  • Jogos Olimpícos do Rio de Janeiro
  • Big Brother Brasil
  • Chapecoense
  • Tabela do Brasileirão
  • Domingos Montagner
  • Eleições 2016
  • Enem
  • Sisu
  • iPhone 7

No Mundo

  • Pokémon Go
  • iPhone 7
  • Donald Trump
  • Prince
  • Powerball (a loteria americana)
  • David Bowie
  • Deadpool
  • Olimpíadas
  • Slither.io
  • Esquadrão Suicida

Podemos nos perguntar, porque foram os mais procurados?

Curiosidades, incidentes e ou simplesmente pesquisas por interesses geram conteúdo e esse outro conteúdo, deixando a rede completa de conteúdo, valendo de cada pessoa utilizar isso como verdade ou não.

Então, eis a questão… “afinal quem estabelece o que é conteúdo?”

A questão já foi respondida acima, onde todos estabelecem o conteúdo. Cada um pensa de forma diferente e produz conteúdo diferente, gerando conteúdo para outros. Tudo o que se tem na rede é conteúdo / informação.

Claro que existem conteúdos produzidos (pagos ou não) para determinados segmentos. Por exemplo este “post”, quando quis escrever, procurei e não encontrei, desta forma estou criando um novo conteúdo que pode auxiliar alguém procurando informação sobre tal questão.

 

Criação de conteúdo é fácil?

A resposta é fácil, Não!

Não é fácil criar conteúdo, algumas dicas para antes se pensar no texto.

  • Crie sua identidade e transmita confiança em suas palavras
  • Nem todas as respostas estão na rede, preencha as que faltam!
  • Não encha de ruídos, já estamos saturados, crie algo sensacional, diferente e se destaque.
  • Não basta apenas ter conteúdo, é preciso divulga-lo.
  • Listas e a lição de Nick Hornby

Listas fazem sucesso na internet e não é por acaso. Inagaki tem uma teoria sobre isso: “nós somos a geração que cresceu consumindo filmes e músicas e estamos muito habituados a conversar com cultura pop com nossos amigos, sobre a roupa nova da Lady Gaga ou o “Casamento Vermelho” de Game of Thrones. Listas fazem muito sentido para nós”. Ele lembrou que este é o motivo pelo qual o Buzzfeed é um dos sites de maior sucesso no mundo.

O Video a seguir mostra muito sobre conteúdo nestes últimos anos. Ele tem 14 minutos mas vale a pena ver até o final e tirar suas conclusões.

Crie e exercite. Faça um blog e começa a gerar conteúdo.

Existem varias ferramentas que te auxiliam nisso, wordpress, blogspot, Tumblr.

Compartilhe esse artigo

ROGÉRIO BALTIERI

Rogério Baltieri Publicitário, especialista em Marketing e CEO de gráfica digital. É hoje a somatória de todas as experiências vividas nos bastidores de sua profissão – do relacionamento com clientes a troca de ideias e percepções com especialistas de diversas áreas. Podemos transformar qualquer ideia – pequena ou grande – em logo, marca, livro, vídeo na web, negócio! E se precisar, até piada podemos criar. Se você gosta de falar sobre ideias, negócios, marketing e afins, o #Midiando é o lugar certo para você.

Endereço

Rua Capitão Mor Goes Aranha, 229 – Nova América – Piracicaba - SP

Telefone

(19) 981605861

Email

contato@rogeriobaltieri.com.br