Vale a pena investir sem antes se avaliar? - Rogério Baltieri
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Vale a pena investir sem antes se avaliar?

Vale a pena investir sem antes se avaliar?

Já estava de hora de um novo post no blog.

Esta semana recebi um panfleto de um restaurante e nele estava dizendo que as refeições estavam com ótimos preços e que eu (quem recebeu o panfleto) precisava conhecer o sabor da refeição e o atendimento do local, mas…. já tinha ido àquele restaurante, e lá fui nada bem tratado, quando preguntei o que tinha para refeição o rapaz do caixa me disse “…tem o que está escrito na placa…”, legal heim… e se não soubesse ler? Enfim, pedi e logo após ele nem se quer olhou pra mim, afinal estava muito ocupado vendo as mensagens em seu celular…

Mas… porque estou escrevendo sobre isso?

Resolvi escrever porque faz tempo que penso sobre isso, hoje as pessoas pensam em investir na propaganda, e esquecem do ponto de venda, onde tudo se concretiza.

Neste ultimo mês tive algumas experiências de atendimento:

– Uma no McDonalds onde a propaganda me fez ir até o Shopping Piracicaba, quando cheguei lá não entregaram o que pedi, depois me entregaram frio (McChiken) e depois não tinha a sobremesa que solicitei (McFlurry KitKat).

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– A outra experiência foi na Starbucks também no Shopping Piracicaba, que não tinha troco pra voltar e também não tinha balinha de troco, a atendente somente me informou que não tinha troco pra voltar, e bobo que sou deixei quieto.

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– Também tive má experiência no Banco Itáu que fala tanto em ser Digital e no meu ponto de vista não está em nada digital, nada além dos demais.

Existem inúmeras crises e acredito que varias pessoas também devem ter passado por isso, a questão é, as empresas estão deixando de pensar em seus clientes?

Já existem estudos que dizem “Empresas que mais investem em publicidade não são lembradas por jovem, diz estudo da agencia B2”, então será que vale a penas investir mais em propaganda ou em pessoas?

As pessoas que atendem e elas são o bem maior da empresa, para que pagar um funcionário do McDonalds R$ 600,00/mês e gastar R$ 1.000.000,00/ano com propaganda. Não seria melhor investir nesse cara que atende ou que faz o lanche?

Como Já disse o célebre Sr Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. As empresas fazem de tudo pra conseguir novos clientes e se esquecem de manter relacionamento, não é só apenas dando “cupons” que tudo e resolve.

Mas então, devemos manter antigos clientes ou buscar novos?

Tendência

Estou vendo cada vez mais os clubes de assinatura, a relação estabelecida com clientes passou a ter grande importância. Desta forma foi possível perceber que as empresas estão investindo em manter aqueles seus clientes leais em fiéis. Temos clube de assinatura de revistas, bebidas, brinquedos, cursos, de tudo…ou quase tudo.

Isto sim é atrair, manter e fidelizar.

É bom manter o cliente

Pode até parecer comum, mas mesmo na era da informatização a famosa propaganda do boca-a-boca ainda se faz presente, lembrem-se temos o Facebook e quem nunca ouviu alguém escrever… “alguém sabe que faz maquiagem…”. Clientes satisfeitos acabam se transformando em verdadeiros “vendedores” e repassam para contatos, familiares, amigos, e você já economia uma boa grana em que poderá ser investida em outras prioridades.

É preciso notar no dia a dia as possibilidades de crescimento, um cliente insatisfeito não vai reclamar, simplesmente vai deixar de comprar (será?). Na geral, trabalhar os erros e reclamações pode ser determinante em muitos casos.

Fechando o raciocínio…

As grandes empresas estão gastando muito com propaganda e deixando de dar um bom atendimento aos seus clientes, seja a empresa que for, desde o restaurante da esquina às Casas Bahia? Está se perdendo contato pessoal, o respeito?  Somos apenas números? o que você acha?

 

 

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ROGÉRIO BALTIERI

Rogério Baltieri Publicitário, especialista em Marketing e CEO de gráfica digital. É hoje a somatória de todas as experiências vividas nos bastidores de sua profissão – do relacionamento com clientes a troca de ideias e percepções com especialistas de diversas áreas. Podemos transformar qualquer ideia – pequena ou grande – em logo, marca, livro, vídeo na web, negócio! E se precisar, até piada podemos criar. Se você gosta de falar sobre ideias, negócios, marketing e afins, o #Midiando é o lugar certo para você.

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